terça-feira, 9 de junho de 2009

Deficiência auditiva

Texto: Dawson Coelho - Aluno do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM

Grau de perda auditiva: A comparação varia de:

40dB (som de pássaro) a 140dB(decolagem de um avião).

27 a 40dB – ligeiro- A pessoa tem uma perda condutiva;

56 a 70dB – Severa – A pessoa tem uma perda sensorioneural;

Superior a 90dB – Profunda – A pessoa não escuta nada, ela precisa de uso de sinais.

Classificação:

-Congênito ou adquirida;

-Condutiva, sensorioneural e mista,

-Leve, moderad, acentuada, grave e profunda;

-pré-lingual ou pós lingual;

-Unilateral ou bilateral.

Causas:

Pré-natais: Quando ocorre uma desordem genética, doenças infecto-contagiosas( como a toxoplasmose, a sífilis e a rubéola), uso de drogas e álcool.

Peri-natais: A pessoa tem uma falta de oxigenação(anóxia), prematuridade, traumas do parto, estrangulamento do cordão umbilical, infecção hospital( que é muito difícil de acontecer)

Pós-natais: Quando o neném chega ao mundo externo tem vários obstáculos como: meningite e rubéola, sarampo, caxumba, uso de remédio ototóxicos em excesso, traumatismo craniano, exposição excessiva a ruídos e a sons muito altos.

Identificando sinais de surdez:

-Não se assusta com portas que batem ou outros ruídos fortes;

-Não acordar com músicas altas ou barulho repentino;

-Não atenderem quando são chamados;

-Serem distraídos, desligadas, apáticas;

-Não falar, após os dois anos de idade;

-Parecer ter atraso no desenvolvimento neurológico ou motor.

Tipos de Surdez:

-Condutiva: Localizada no ouvido externo (essa pessoa escuta bem baixo o som)

-Neurossensorial: Lesão no ouvido interno (essa pessoa escuta o som destorcido)

Níveis de Surdez:

Parcialmente surda: Aqueles que possuem surdez leve, moderada.

Surdos: aqueles que possuem surdez severa, profunda e anacúsicos.

Surdez leve: o aluno apresenta um perda de 20 até 40dB, não percebe todas os fonemas das palavras, é desatenta e solicita com freqüência a repetição do que lhe falam.

Surdez moderada: o aluno apresenta um perda auditiva de 41 a 55dB, é necessário uma voz alta para escutar, ao telefone não escuta com clareza.

Surdez acentuada: O aluno apresenta 56 a 70dB, não escuta sons importantes.

Surdez severa; 71 a 90dB. Percebe, mas não atende a voz humana, não distingue os sons (fonemas) da fala.

Surdez profunda: Acima de 91dB, não percebe a voz humana.

Anacusia: É a falta total de audição.

Métodos de Ensino:

-Oralismo:

· Treinamento auditivo

· Desenvolvimento de fala

· Leitura labial

· Comunicação total (expressão corporal, pranchetas, etc).

· Bilingüismo

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