Texto: Dawson Coelho - Aluno do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM
Grau de perda auditiva: A comparação varia de:
40dB (som de pássaro) a 140dB(decolagem de um avião).
27 a 40dB – ligeiro- A pessoa tem uma perda condutiva;
Superior a 90dB – Profunda – A pessoa não escuta nada, ela precisa de uso de sinais.
-Congênito ou adquirida;
-Condutiva, sensorioneural e mista,
-Leve, moderad, acentuada, grave e profunda;
-pré-lingual ou pós lingual;
-Unilateral ou bilateral.
Pré-natais: Quando ocorre uma desordem genética, doenças infecto-contagiosas( como a toxoplasmose, a sífilis e a rubéola), uso de drogas e álcool.
Peri-natais: A pessoa tem uma falta de oxigenação(anóxia), prematuridade, traumas do parto, estrangulamento do cordão umbilical, infecção hospital( que é muito difícil de acontecer)
Pós-natais: Quando o neném chega ao mundo externo tem vários obstáculos como: meningite e rubéola, sarampo, caxumba, uso de remédio ototóxicos em excesso, traumatismo craniano, exposição excessiva a ruídos e a sons muito altos.
-Não se assusta com portas que batem ou outros ruídos fortes;
-Não acordar com músicas altas ou barulho repentino;
-Não atenderem quando são chamados;
-Serem distraídos, desligadas, apáticas;
-Não falar, após os dois anos de idade;
-Parecer ter atraso no desenvolvimento neurológico ou motor.
Tipos de Surdez:
-Condutiva: Localizada no ouvido externo (essa pessoa escuta bem baixo o som)
-Neurossensorial: Lesão no ouvido interno (essa pessoa escuta o som destorcido)
Níveis de Surdez:
Parcialmente surda: Aqueles que possuem surdez leve, moderada.
Surdos: aqueles que possuem surdez severa, profunda e anacúsicos.
Surdez leve: o aluno apresenta um perda de 20 até 40dB, não percebe todas os fonemas das palavras, é desatenta e solicita com freqüência a repetição do que lhe falam.
Surdez moderada: o aluno apresenta um perda auditiva de 41 a 55dB, é necessário uma voz alta para escutar, ao telefone não escuta com clareza.
Surdez acentuada: O aluno apresenta 56 a 70dB, não escuta sons importantes.
Surdez severa; 71 a 90dB. Percebe, mas não atende a voz humana, não distingue os sons (fonemas) da fala.
Surdez profunda: Acima de 91dB, não percebe a voz humana.
Anacusia: É a falta total de audição.
Métodos de Ensino:
-Oralismo:
· Treinamento auditivo
· Desenvolvimento de fala
· Leitura labial
· Comunicação total (expressão corporal, pranchetas, etc).
· Bilingüismo
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