domingo, 28 de junho de 2009

Resumo de artigo: Esporte adaptado como tema da educação física escolar

Marina Brasiliano Salerno; Paulo Ferreira de Araújo. Esporte adaptado como tema da educação física escolar. Revista Conexões.

Texto: William Campos - Aluno do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM

Introdução

Atualmente encontram-se atividades para gestantes, bebês, idosos, pessoas com deficiência, entre outros.

Percebe-se que a evolução da área da Educação física se deve a tentativa de englobar os mais diferentes públicos, oportunizando desde a vivência até o treinamento das diferentes atividades que compõem os conhecimentos que a Educação física oferece.

Historicamente, a Educação física escolar foi excludente. Buscava, inicialmente, formar homens saudáveis para poder defender o pais em possíveis conflitos, ou formar um homem saudável para trabalhar as longas horas exigidas nas recém chegadas fábricas.

Após essa busca pelo corpo perfeito, o esporte passou a dominar os conteúdos a serem trabalhados nas escolas buscando-se talentos esportivos para representar o país em competições.

A partir dessa linha, a Educação física escolar passou a contar com aulas esportivizadas.

Assim, professores que tinham maior afinidade com uma das modalidades, ofereciam aulas sobre aquelas modalidades apenas, não possibilitando a vivência das demais.

Com isso, apresenta-se as discussões sobre a presença do esporte na escola e não o esporte da escola.

Assim a Educação física escolar inicia a busca sua identidade sobre as possíveis áreas de atuação e conteúdos pertinentes ao âmbito escolar.

A abordagem crítico-superadora propõe o trabalho com os diferentes temas que constituem a chamada cultura corporal: danças, jogos, ginástica, lutas, entre outros temas.

Compreendendo o esporte como um fenômeno socio-cultural, pensa-se na possibilidade de apresentar aos alunos das escolas regulares os esportes praticados pelas pessoas com deficiência. A trajetória do esporte para as pessoas com deficiência tem inicio apos a II Guerra Mundial, momento no qual os países recebem de volta seus heróis de guerra, muitos deles com lesões graves, como amputações e lesões medulares.

Com esse número de pessoas que adquiriram alguma deficiência durante uma guerra, os centros de reabilitação passam a, a oferecer atividades esportivas adaptadas às condições dos, até então, pacientes.

Um dos centros de referência na história do esporte para as pessoas com deficiência e o Hospital de Stoke Mandeville. Por iniciativa dos profissionais desse hospital, foram organizados campeonatos, inicialmente internos. Após essa fase, passam a ser organizados jogos entre centros de diferentes paises, até alcançar a periodicidade das Olimpíadas.

A partir de então, paralelamente as Olimpíadas ocorriam os Jogos de Stoke Mandeville que após algumas edições passaram a ser chamados de Paraolimpíadas.

A partir desse movimento de possibilitar as pessoas com deficiência a pratica esportiva, houve a ampliação da compreensão da capacidade das pessoas com deficiência nos diferentes âmbitos da sociedade.

Diversos esportes passaram a ter suas regras adaptadas para possibilitar as pessoas com deficiência a sua prática e treinamento.

Existem também esportes que foram criados exclusivamente para a população com deficiência, um exemplo é o Goalball, atividade criada para e praticada por pessoas com deficiência visual.

O esporte para a pessoa com deficiência, seja ele adaptado ou então criado exclusivamente para a prática de um determinado grupo, passa a integrar o tema esporte, entendido como um fenômeno que influência a sociedade e por ela é influenciado.

Dessa forma, e esporte praticado pelas pessoas com deficiência, pode integrar os temas trabalhados no esporte no âmbito escolar, passando, a interar o currículo da Educação física escolar.

Trabalhar esse tema no ensino regular é uma maneira de demonstrar o conhecimento de uma expressão cultural das pessoas com deficiência. Estudos que mostrem não apenas os esportes, mas também a deficiência em si, podem oportunizar aos alunos a compreensão que adaptações não significam impossibilidade ou menosprezo e sim a forma de garantir a participação de todos.

A vivência de esportes adaptados fará com que alunos que não possuem algum tipo de percebam as diferenças de percepção auditiva, ou visual, de locomoção, entre outros, para a prática desses esportes.

Essa interação com as diferenças pode fazer com que os alunos passem a respeitar as pessoas ao seu redor.

Método

O trabalho teve início com pesquisas na internet para localização de sites relacionados às deficiências. Foram escolhidas quatro diferentes condições de deficiência: auditiva, visual, física e mental.

Através dessa pesquisa, os alunos obtiveram dados referentes aos conceitos de cada deficiência bem como suas causas e conseqüências. Após essa fase da compreensão de conceitos, causas e conseqüências, os alunos das 4ª séries puderam vivenciar duas modalidades esportivas para pessoas com deficiência: o goalball e o vôlei sentado.

Descrição das Atividades

Antes da realização das atividades, foi proposta uma vivência de caminhada com os olhos vendados. Em dupla, os alunos exploraram os diferentes espaços da escola sendo que um aluno fazia uso de vendas e o outro era o guia.

Após essa fase, a professora propôs montar o espaço utilizado para se jogar o goalball. Assim, os alunos com auxilio da professora montaram a quadra de goalball.

Todos os alunos tiveram a oportunidade de montar o campo a ser utilizado, bem como vivenciar a modalidade.

A segunda modalidade apresentada foi o vôlei sentado. Para a realização dessa modalidade foi necessário apenas diminuir a altura de uma rede de vôlei convencional e fazer os atletas jogarem sentados.

Discussão

O esporte enquanto conteúdo da Educação física escolar deve apresentar o maior numero de atividades aos alunos para fazer com que os mesmos possam, futuramente, escolher uma atividade para praticar ou treinar.

A possibilidade do esporte para a pessoa com deficiência não ocorre apenas pelo movimento ou desenvolvimento de coordenação motora ou outros, ela pode fazer parte do contexto da Educação física escolar para acrescentar aos alunos a compreensão das diferenças e que o fenômeno esportivo pode ser para todos.

Análise crítica do artigo: O artigo trata de um tema muito importante nos tempos atuais, já que uma porcentagem significativa da população mundial é portadora de alguma deficiência e por tanto precisa de algum tipo de esporte adaptado para que não seja excluído das aulas de Educação Física. Na minha opinião, o esporte adaptado se faz importante dentro da educação física escolar porque através dele, além de não haver a exclusão dos alunos portadores de necessidades especiais, o esporte adaptado pode proporcionar para os alunos que não sofrem de nenhuma deficiência a experiência de se colocar no lugar dos colegas que são PNEs, e através dessa vivência esses alunos podem ter uma maior noção sobre o que os PNEs são ou não capazes de fazer no seu dia a dia, e assim todos os alunos poderão conhecer e respeitar os limites de cada um, através disso perceberão que os alunos portadores de necessidades especiais não são “coitadinhos” como são vistos por muitos, e que mesmo com suas deficiências e limitações eles podem e devem ter uma vida como a de qualquer um, tendo direito ao lazer, educação e tudo mais que a vida pode proporcionar a uma pessoa seja ela deficiente ou não.

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