sexta-feira, 26 de junho de 2009

Resumo de artigo: Aspectos Motivacionais e Benefícios da Prática do Basquetebol Sobre Rodas

Marcelo da Silva Villas Boas, Ricardo Henrique Bim e Sabrina Helena Souza Barian.Aspectos Motivacionais e Benefícios da Prática do Basquetebol Sobre Rodas. Revista da Educação Física/UEM

Texto: Thyago Tacyano - Aluno do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM

A prática de atividade motora adaptada aumentou significativamente no Brasil nos últimos dez anos, impulsionada pela concepção da inclusão social e pela maior popularidade e divulgação do desporto paraolímpico.

O basquete em cadeira de rodas teve seu inicio após a segunda guerra mundial, servindo como um agente facilitador na reabilitação de lesionados de guerra.

No Brasil, o surgimento do basquetebol em cadeira de rodas ocorreu através de duas pessoas que foram participar de um programa de reabilitação nos EUA. Sérgio Del Grande passou a desenvolver a modalidade em São Paulo, incentivando a criação de um clube denominado Clube dos Paraplégicos. Por sua vez, Robson Sampaio foi para o Rio de Janeiro, e lá criou o Clube do Otimismo (MATTOS, 1994).

O basquete sobre rodas visa atender crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos, interessados na aprendizagem, podendo desta forma contribuir para a inclusão social.

Conforme afirma Sassaki (1997), para incluir todas as pessoas, a sociedade deve ser modificada a partir do entendimento de que ela é que precisa ser capaz de atender ás necessidades de seus membros, e não o oposto.

Neste sentido, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de investigar quais os motivos que levam as pessoas com necessidades físicas especiais a praticarem o basquetebol sobre rodas e, ao mesmo tempo verificar quais os reflexos do esporte adaptado sobre a qualidade de vida dessas pessoas.

Metodologia:

O presente estudo caracterizou-se como uma pesquisa do tipo descritivo. Seu propósito foi investigar quais motivos que levam as pessoas com deficiência física a praticarem o basquetebol sobre rodas, e também verificar quais os reflexos do esporte adaptado sobre a qualidade de vida das pessoas.

Para diagnóstico de tais questionamentos, utilizou-se como instrumento de medida um questionário avaliado por profissionais da área. O questionário, composto por doze questões fechadas, foi aplicado individualmente aos sujeitos da pesquisa.

A análise dos dados motivacionais baseou-se em Berleze (2002, p. 99), que afirma: “A motivação pode ser classificada como sendo intrínseca e extrínseca”. Em relação aos possíveis benefícios que a atividade pode proporcionar á qualidade de vida dos praticantes, foram relacionados e discutidos os fatores mais citados.

Resultados e discussões

Conforme resultados apresentados, o principal motivo que levou as pessoas com necessidades especiais à prática do basquetebol sobre rodas está relacionado à oportunidade de desenvolverem uma atividade de lazer/recreação.

Em seguida – mas com menos freqüência – são citadas as oportunidades de novas amizades, competição e perspectiva de melhora da relação à deficiência como os motivos que os incentivaram a essa prática.

Os resultados demonstram também, um equilíbrio em relação aos motivos internos e externos para a prática do basquetebol sobre rodas. Conforme observa Angelini (1973), vários indivíduos podem realizar a mesma atividade por motivos diferentes.

Os autores são unânimes em afirmar que a atividade motora adaptada possibilita melhorias em relação aos aspectos físicos, motores, psicológicos e sociais do indivíduo.

Considerações finais:

No presente estudo foram constatados os resultados que se seguem.

O principal motivo que levou as pessoas com deficiência física a praticarem o basquetebol sobre rodas foi o de lazer e recreação, o qual alcançou 50% das respostas. Em seguida foram citadas as possibilidades de fazerem novas amizades e o intuito de competição. Com a menor freqüência aparece a perspectiva de melhora em relação à deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores