domingo, 28 de junho de 2009

Resumo de artigo: Lazer, Esporte, Jogo e Trabalho: uma relação com a deficiência

Admilson Santos et all.Lazer, Esporte, Jogo e Trabalho: uma relação coma deficiência. Revista Diálogospossíveis

Texto: Cristiano Sales - Aluno do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM

O artigo faz uma breve introdução falando da relação entre o lazer e o esporte (jogo). Jogo este que é voltado apenas para os mais fortes, onde o mais eficiente deve sempre vencer, e isto não inclui em nada o deficiente. Com isso os esportes que são transmitidos pelos sistemas de comunicação se tornaram uma forma de lazer para as pessoas, na sua maioria de grandes centros urbanos, pois se dizem muito cansadas e de não terem tempo ao lazer.

O lazer é um direito humano previsto por lei, que esta contemplado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948. A Federação Internacional de Educação Física-FIEF contempla o lazer em vários artigos.

A pratica do lazer esta ligada ao prazer, estudos têm demonstrado que o prazer é um estado fisiológico acompanhado de intensa atividade do neurotransmissor dopamina, criando uma percepção do mundo de emoções. Relacionando estes dos enfoques ainda prazer e exercícios físicos esta ligado também a secreção de vários outros hormônios, entre eles esta a endorfina que bloqueia a sensação de dor, com isso leva o praticante de atividades de grande duração, como a maratona, a suportar por mais tempo.

O tempo livre na sociedade contemporânea é superior a do tempo de trabalho, a perspectiva de tempo esta relacionada com ações fora do trabalho, não só profissional mas também das atividades familiares, sociais e religiosas. Elis(1992) ...conclui que todas as atividades de lazer são atividades de tempo livre, entretanto nem todas as atividades de tempo livre são de lazer. E ele mesmo da uma classificação para as atividades de tempo livre.

As opções de lazer depende do ponto de vista individual, mas necessita de um estimulo social, que mostre a sua importância para qualquer individuo, portador ou não de deficiência.

O espaço que é fundamental para a pratica do lazer, do esporte, é muito carente em varias cidades, principalmente para os portadores de deficiência, que quando tem o espaço não contam com um transporte adequado.Com isso a cidade vai restringindo a locomoção desses deficientes. Para que isto não aconteça é necessário soluções de curo e médio prazo, para podermos entregar todos na sociedades, e assim usufruírem de seus direitos, e isto é de dever publico que não inclui apenas os políticos mas também todos nos cidadãos e ao meu ver principalmente nos Educadores Físicos que estamos diretamente ligados a pratica de atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores