domingo, 28 de junho de 2009

Do luto à luta, o documentário

Texto: Tainara Vigato - Aluna do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM

Do Luto à Luta é um documentário que não fala apenas das dificuldades das pessoas com a Síndrome de Down, mas também de como é possível que eles se adaptem à sociedade e levem uma vida praticamente normal.
O título em si exprime a passagem do sentimento de perda para a postura de afirmação da vida, que nem todos os pais de crianças com Down conseguem fazer. O autor parte da sua experiência familiar para enfocar a inserção social e cultural dos portadores que alguns consideram um problema, mas as soluções são bem mais simples do que se imagina, principalmente quando se deixa de lado os preconceitos e estigmas sociais.
O documentário dá ênfase às potencialidades que alguns portadores da síndrome fazem questão de mostrar; eles dançam, surfam, nadam, namoram, casam, enfim, têm desejos e planejam suas vidas normalmente. Prova que uma adaptação saudável do indivíduo depende mais da sociedade do que do portador da síndrome. Os jovens são sensíveis e inteligentes, se mostram tão aptos a aprender e trabalhar como pessoas que não têm essa deficiência.
As famílias relatam que superaram os estágios inicias de medo e reunidas diante da câmera, pais e filhos contam histórias de rejeição, superação e amor incondicional. O documentário mostra que a primeira grande dificuldade que a criança com Down enfrenta é a aceitação dentro da própria família. Como diz um pai entrevistado: “Foi um susto. O obstetra tinha até medo de dizer, e eu percebi que tinha algo de diferente”. Já para outro pai, a experiência foi um processo de descoberta de si mesmo, que acabou contagiando toda a família e facilitando a adaptação da criança.
Do Luto à Luta é um documentário emocionante e ao mesmo tempo informativo que pode mudar uma série de conceitos errôneos que estão enraizados na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores