terça-feira, 30 de junho de 2009

Resumo de artigo: A pessoa portadora de deficiência física e o lazer


Texto: Erica Furfuro  - Aluna do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM

O lazer é algo imprescindível à sociedade moderna, pois proporciona ao indivíduo descanso, divertimento e sociabilização. É um fenômeno de atuação multidisciplinar, podendo ter a participação de profissionais de educação física, artes, turismo, dentre outros.

 Na antiguidade, o lazer era um exercício nobre, no qual só alguns podiam praticar como os filósofos, ficando restrito aos escravos.

  O lazer originou-se após a Revolução Industrial, pois com o surgimento de grandes indústrias, diminuíram as horas de trabalho, restando à população repouso.
 Existem duas linhas distintas de pensamento em relação ao lazer: uma refere-se ao lazer como estilo de vida (atitude), considerando o trabalho como o lazer e a outra abordagem refere-se a um período de tempo livre no qual não há trabalho nem outras obrigações referentes à família e aos deveres sociais.

  O objetivo do estudo foi analisar o lazer da ótica de pessoas portadoras de deficiência (PPDF) e do prefeito de Bauru (SP).

 A PPDF é aquela que apresenta alguma variação no grau de dificuldade na realização de um movimento físico. Divide-se a PPDF em ortopédicas, neurológicas, congênitos, adquiridos, progressivos, permanentes, temporários, agudos e crônicos. A deficiência tem origem dos seguintes fatores: amputação, espinha bífida, nanismo, distrofia muscular, osteogênese imperfeita, artrite, lesões medulares, poliomielite, paralisia cerebral. Tais problemas podem ocorrer no pré-natal, natal, pós-natal; em conseqüência da rubéola, do RH incompatível com a mãe, da meningite, etc.

 Acredita-se que as PPDF necessitam vivenciar momentos com igual ou maior intensidade do que os oferecidos pela sociedade a fim de desenvolver as habilidades motoras, a auto-estima, a independência, e principalmente, favorecer a inclusão social. Mas ainda se observa atitudes discriminatórias na sociedade, além das condições do próprio indivíduo, como as limitações físicas, econômica, cultural, etária serem responsáveis pela restrição à prática do lazer.

 No Brasil, há ainda muitas dificuldades em incluir as PPDF na sociedade, tanto pela falta de infra-estrutura adequada quanto pelo não cumprimento das leis. Embora ainda deixe a desejar, o lazer para PPDF vem passando por uma evolução, desde a utilização para reabilitação física até a utilização como direito de ser humano.

 O lazer proporciona para a PPDF: melhora no bem-estar e na saúde, saída de casa, importância do lazer em fundar associações que facilitam a organização e discussão sobre assuntos políticos, limitação de associações e do Estado no que diz respeito ao lazer para a PPDF, observação de que lazer não é apenas esporte e falta de infra-estrutura.

No estudo, analisaram-se dez depoimentos de PPDF (adultas), “vítimas” de poliomielite ou paralisia cerebral, a fim de se compreender como conceituam e avaliam o lazer em Bauru-SP, entrevistando também o prefeito da cidade.

 Foram formuladas as seguintes questões-temáticas:
• entendimento de lazer;
• benefícios;
• atividades de lazer;
• quem o acompanha;
• atual infra-estrutura para o lazer.
 Em relação ao prefeito de Bauru, demonstrou preocupação em termos da política para as PPDF, apesar de não haver nenhum projeto específico que atendem as necessidades das PPDF, cabendo a elas se adaptarem ao sistema. Em relação às PPDF, ainda apresentam limitações ao conhecimento de lazer e aos seus direitos, o que dificulta a inclusão social.
Análise crítica do artigo:
 Primeiramente, concordo com o artigo no que diz respeito à falta de conhecimento do lazer em relação à pessoa portadora de deficiência e principalmente dos seus familiares, dos quais irão encaminhá-los.

  Seria necessário assim como a prefeitura, a população e aos estudantes proporem projetos à prefeitura, para que esta possa atendê-los e proporcionar tudo que é direito dos portadores de necessidades especiais para que estes vivenciem momentos com grande intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores