sexta-feira, 27 de março de 2009

As características da Educação Física e a inclusão escolar

Aspectos positivos

Texto: Letícia Gomes e Natália Ambrósio   - Alunas do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM 

O educador físico atua de forma positiva dentro do ambiente escolar quando tem discernimento dos seus objetivos como profissional que convive em sua profissão com pessoas diferentes, por apresentarem expressões únicas de corpo, mente, desejos e cultura. Então partindo desse princípio de relação professor e aluno é que a Educação Física assume o papel de interferir no desenvolvimento do mesmo, desenvolver a partir do conhecimento de seu corpo de suas vontades, em suas relações com colegas e mundo ao seu redor.

È assim, que podemos entender que é de fundamental importância as possibilidades de contato de atividades variadas a serem promovidas que se formam na Educação Física e são essas características que favorecem o trabalho e a inclusão escolar da pessoa deficiente, esta que como todos os alunos apresentam- se diferentes.

A Educação Física escolar permite que o professor identifique e interprete as condições de cada aluno, é através da linguagem corporal que o professor reconhece as vivências e necessidades. A pessoa deficiente, através disso poderá interagir nas aulas de forma participativa, pois são vários os meios de trabalho possíveis a serem realizados. Com essa forma de trabalho, o professor reconhece e coloca em prática as condições de movimento levando em consideração a individualidade.

Além da proximidade, o educador físico tem como benefício em sua atuação profissional a falta de padrão para a montagem de aulas podendo aplicar durante o ano letivo o que considera funcional em suas turmas, ou seja, diante de realidades diferentes,  o professor pode acrescentar na bagagem cultural de cada aluno novos conhecimentos e maneiras de interpretá-los. Enfatizando os portadores de necessidades especiais, percebemos que o professor de educação física tem um espaço favorável a desenvolver atitudes e conceitos positivos relacionados à inclusão pela sua liberdade de tratamento e desenvolvimento da matéria lecionada.

Contudo, o educador físico permite que a pessoa deficiente execute movimentos, brincadeiras, recreações, desafios, tornando pessoas mais felizes, motivadas e satisfeitas com a atividade. A satisfação favorece o convívio escolar, as relações pessoais e é um importante passo para a inclusão. Logo, precisamos abrir caminhos para a inclusão e diversas são as características específicas da Educação Física que favorecem o bom trabalho dentro das escolas 

Aspectos negativos

Texto: Ana Flávia de O. Baracho e  Mariana Tereza P. Pires    - Alunas do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM 

Tema: 2. Construa um texto abordando as características específicas da Educação Física que dificultam o processo de inclusão escolar da pessoa deficiente.

Primeiramente, a inclusão foi imposta pelo governo da noite para o dia, sem haver a preocupação em capacitar os profissionais que lidariam com ela, o que faz desta, apenas a primeira barreira a ser quebrada. Se para alguns profissionais já era difícil lidar com turmas grandes, com alunos sem deficiência, mas ainda sim com muitas diferenças entre si, agora com alunos que necessitam de atenção especial, nestas mesmas turmas, tornou-se uma missão quase impossível.

 Como o fato da inclusão ainda é recente, há uma escassez de referenciais para obter informações que sejam relevantes para lidar com esses alunos, até na questão de saber identificar e caracterizar cada tipo de necessidade educacional especial de cada aluno com sua individualidade e assim conseguir desenvolver procedimentos metodológicos específicos para atender a estas necessidades. Isto cria uma outra dificuldade para o professor, que é a de conseguir conciliar as diversas necessidades dos alunos deficientes (cada um com sua deficiência e dificuldades específicas), com as dos alunos que não tem deficiência.

Outra dificuldade encontrada pelo profissional de Educação Física, é a falta de acessibilidade encontrada nos recursos e nos espaços físicos da escola. Também a não aceitação por parte dos alunos sem deficiência, dos alunos deficientes no ambiente escolar.

 Há ainda uma divergência de opiniões entre os profissionais, no que diz respeito a inclusão, tendo muitos deles, uma opinião contrária a mesma, fazendo assim com que nas escolas em que estes profissionais trabalham, haja uma defasagem na formação destes indivíduos com deficiência e uma possível exclusão dos mesmos das escolas por parte deles ou dos pais.

Mas a principal dificuldade ainda é lidar com uma Educação Física inclusiva em um país onde a cultura desportiva dominante é extremamente voltada para o alto rendimento e para as competições.

Desta forma, como seria possível adaptar todas as aulas, para que o portador de deficiência participe, sem que isso atrapalhe no aprendizado e no rendimento dos outros alunos ditos normais, e sem ter que sair totalmente da perspectiva do esporte na escola.

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