domingo, 26 de abril de 2009

Deficiências Físicas

Texto: Ana Flávia Baracho- Aluna do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM

As deficiências físicas podem ser classificadas a partir da sua natureza (inata ou adquirida) e do seu caráter (temporário ou permanente). O comprometimento das deficiências físicas ocorre em nível dos sistemas Ósteo-articular, Muscular e Nervoso Central, e podem ter origem Neurológica (em nível cerebral ou medular) ou Ortopédica (em nível muscular ou ósteo-articular).

As principais causas da deficiência física são: Traumas, lesão cerebral, paralisia cerebral, lesão medular, distrofias musculares, esclerose múltipla, amputações, malformações congênitas, distúrbios posturais da coluna, seqüelas de queimaduras. No Brasil as causas mais recorrentes, são acidentes de trânsito, ferimentos por arma de fogo e Doenças.

De origem neurológica cerebral temos deficiências como a Paralisia Cerebral ou DMOC, acidente vascular cerebral, acidente vascular encefálico e traumatismo crânio-encefálico. De origem neurológica medular temos poliomielite, espinha bífida e traumatismos medulares. Lesão cerebral é toda destruição ou degeneração das células cerebrais que afetam o Sistema Nervoso Central podendo acontecer a partir de doenças ou traumas.

Paralisia Cerebral (PC)

Lesão cerebral provocada principalmente por falta de oxigenação das células cerebrais, podendo ocorrer durante a gestação (ameaça de aborto, choque direto no abdômen da mãe, exposição ao raio-X nos primeiros meses de gravidez, eritroblastose fetal, infecções contraídas durante a gravidez, mãe portadora de diabetes, pressão alta ou com toxemia de gravidez), durante o parto (falta de oxigênio ao nascer, partos difíceis de fetos muito grandes de mães pequenas ou muito jovens, trabalho de parto demorado, mau uso do Fórceps, manobras obstétricas violentas, bebês prematuros pesando menos de 2 quilos) após o parto até os 3 anos de idade (febre prolongada e muito alta, desidratação severa, infecções cerebrais causadas por meningite ou encefalite, ferimento ou traumatismo na cabeça, falta de oxigenação, envenenamento por gás ou chumbo, e traumatismo crânio-encefálico).

Existem 3 tipos de classificação da PC: Fisiológica, Topográfica e Funcional. Os tipos mais comuns da Classificação Fisiológica são:

·         Espástica: Quando há uma desordem no movimento voluntário fazendo com que todo o corpo participe de um movimento que, normalmente, envolveria apenas uma parte do corpo. Pode agravar-se conforme o estado emocional e caracteriza-se também pelo tônus muscular muito alto.

·         Atetóica: Reflexo que causa um movimento involuntário do corpo, até mesmo quando em repouso. Caracteriza-se também pelo tônus muscular variante (às vezes mais alto – às vezes mais baixo).

·         Atáxica: Distúrbio motor que causa problemas na postura e na coordenação motora, causando dificuldades no equilíbrio e na percepção tátil. Caracteriza-se também pelo tônus muscular baixo e dificuldade de coordenação de movimentos.

Na Classificação Topográfica o sufixo “plegia” refere-se à não funcionalidade nos movimentos e o “paresia” refere-se à possibilidade de realizar movimentos funcionais:

·         Monoplegia/paresia: Acometimento de um único membro

·         Hemiplegia/paresia: Acometimento de um lado do corpo

·         Paraplegia/paresia: Acometimento do tronco e membros inferiores

·         Diplegia/paresia: Membros inferiores mais afetados que os superiores

·         Quadriplegia/paresia: Quatro membros afetados de forma semelhante

·         Dupla hemiplegia/paresia: Quatro membros afetados, com um dos lados mais comprometido.

Na Classificação Funcional há uma divisão de oito classes de capacidades, de acordo com o comprometimento causado pela deficiência, sendo classe I comprometimento grave e classe VIII comprometimento mínimo.

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Lesão de uma área cerebral causada pela falta de circulação sanguínea, podendo afetar a capacidade e o controle motor, a sensação, a percepção, a comunicação, as emoções e o estado de consciência. Tem causa isquêmica (tumor, malformação, trauma, trombose ou êmbolo e arteriosclerose) ou Hemorrágica (hipertensão, malformação, aneurisma), podendo ocorrer em qualquer faixa etária, mas principalmente depois dos 60 anos.

Os quadros motores após o AVC são semelhantes aos da PC na classificação Topográfica, sendo o mais comum a Hemiplegia em graus variados. Também podem ocorrer seqüelas como incontinência urinária e intestinal, perda parcial da memória, problemas psicológicos, perda de campos visuais, problemas perceptivos e proprioceptivos do lado afetado.

Traumatismo crânio-encefálico (TCE)

Problema cerebral causado por traumatismo craniano, podendo causar diminuição ou alteração do estado de consciência, limitações do funcionamento motor, cognitivo, social, comportamental e emocional. As principais limitações são: a falta de coordenação, de planejamento e seqüenciamento dos movimentos, espasticidade muscular, distúrbios de fala, paralisias, convulsões, alterações perceptivas e sensoriais. O quadro motor é descritos conforme a classificação topográfica da PC, e podem ser usadas as mesmas indicações terapêuticas de PC e AVC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores