quarta-feira, 20 de maio de 2009

Meu Pé Esquerdo – Uma história real

Texto: Rubiana Dângela Silveira- Aluno do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM

A história de Christy Brown é um triunfo sobre a adversidade. "Meu Pé Esquerdo" é a extraordinária história verdadeira de um homem com grande amor e paixão pela vida. Quando ainda era um bebê, descobriu-se que ele sofria de paralisia cerebral e os médicos comunicaram a sua mãe que, se sobrevivesse, Christy seria pouco mais do que um vegetal. "Meu Pé Esquerdo" segue todo o progresso de Christy Brown desde o seu nascimento em 1932 até o dia, em 1959, que conheceu Mary Carr, que mais tarde se tornou sua esposa. Essa história é uma adaptação da autobiografia do escritor irlandês Christy Brown, que sofria de paralisia. Apesar de nascer com o problema e ser considerado retardado, sua mãe (Brenda Fricker) nunca desistiu de estimulá-lo.

 

O Filme

Christy Brown o filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Esse nascimento seria apenas um acontecimento corriqueiro numa sociedade machista e conservadora.

Esses problemas levaram Christy a ser encarado por seu pai, durante um bom tempo como um estorvo, uma dificuldade a mais em suas já sofridas existências. Seu pai achava que o problema não era apenas físico, mas também mental o que dificultava ainda mais as coisas para o pequeno Christy.

Para compensar a descrença do pai, o amor e a esperança da mãe e dos irmãos sempre estimulou e motivou o jovem a superar qualquer adversidade e se propor a vôos cada vez mais altos.

Com apenas o movimento do pé esquerdo, Christy consegue, no decorrer de sua vida, se tornar escritor e pintor. A arte foi para ele, a forma mais coerente de se expressar, de transmitir seus sentimentos e de provar sua autonomia para todos que o viam como um “pobre vegetal”, pois foi através da literatura e da pintura, que ele se revelou e conseguiu atingir o interior das pessoas, conseguiu também, transpor preconceitos, propalar seu drama e além de conquistar o respeito da comunidade encontrou um meio para sobreviver financeiramente. Mais importante ainda, é que foi através dessa que ele despertou o interesse e o amor de sua então companheira, complementando assim o seu ideal, sua maior vitória.

Essa história traduz a essência daquilo que chamamos de superação. A luta de Christy pela vida e contra o preconceito denota esse conceito em toda sua amplitude. Com muito esforço e persistência, unindo a vontade de viver com necessidade de se expressar, ele consegue atingir seu principal objetivo, ser visto e tratado com igualdade.

 

Comentário

 Superar adversidades como lesões que os acompanham desde o nascimento ou que surgiram em decorrência de acidentes exige muita persistência, força de vontade, capacidade de suportar privações e de ultrapassar os limites que lhes foram impostos até mesmo pelas comunidades em que vivem. O preconceito e o desrespeito também são parte integrante da realidade dessas pessoas. A desconfiança em relação a seus potenciais e mesmo a ponderação maldosa de muitas pessoas que os vêem como fardos a serem carregados pelas próprias famílias são outros desafios enfrentados pelos portadores de deficiências. São também provas de que o caminho é muito mais longo e árduo do que se poderia pensar a princípio, mas que não é intransponível. Assim este filme serve de referência para estimular o auxílio e integração dos deficientes ao pleno convívio social, promovendo à plena inserção dos deficientes a sociedade.

A vida é cheia de altos e baixos e por muitas vezes sentimos que não somos capazes de superar determinados obstáculos, realizar determinadas tarefas, então que essa história nos sirva de inspiração, que abra nossas mentes antes de julgarmos alguém e/ou alguma coisa, até nós mesmos e nos leve ao mais alto gral de motivação. Afinal a realização financeira e profissional que tanto buscamos depende muito da nossa base conceitual, pois sábio é saber tomar proveito da experiência alheia implementando seus conceitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores