terça-feira, 7 de abril de 2009

Murderball: paixão e glória

Texto: Rodrigo Gonçalves Silva - Aluno do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM

No dia 2 de abril de 2009, assistimos um documentário que se chama Murderball, e conta a superação de pessoas tetraplégicas através do esporte. Este documentário foi lançado no ano de 2005 nos EUA, e em 2007 no Brasil.

O Rugby que é praticado em uma quadra poliesportiva, possuindo cadeiras especiais, jogados por jovens com algumas limitações de movimento nas pernas e braços, se enfretando em grandes duelos. A pontuação deste jogo é realizado de acordo com a passagem da bola nas linhas de fundo, e os atletas de cadeiras especiais devem estar com a bola nas mãos.

O documentário mostra as lutas individuais de um jovem que busca a reabilitação após um acidente de carro e outro que foi excluido da seleção do seu país por causa da idade e aposentou-se, passando a ser treinador da seleção do Canadá sendo considerado pelos americanos como um traidor, pois era o país que atuava como jogador.

Os jogadores de alto nível também tentam mostrar para os jovens recém incapacitados que buscam a esperança de viverem novamente no esporte, pois muitas vezes os tetraplégicos gostavam de praticar algum tipo de esporte.Alguns temas como a sexualidade e a convivência com a sociedade são abordados no documentário, pois pensam que os tetraplegicos não conseguem manter uma vida sexual ativa, em cosequência disso não podem ter filhos, mais não é isso que podemos observar, pois eles tem suas mulheres e uma vida sexual normal.

A existência do preconceito é vista com clareza, mas eles conseguem superar o preconceito através de brincadeiras.Ao assitirmos este documentário podemos observar que são seres humanos que tiveram grandes superações através do esporte. Após o acidente que deixaram deficiêntes é necessário muita ajuda de amigos, familiares e médicos, mas com o tempo conseguem superar e acabam ficando bem capacitados mastrando que mesmo sendo difícil contentar com as cadeiras de roda, tem o lado bom da vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores