quinta-feira, 21 de maio de 2009

Deficiências físicas

Texto: Juliana Gonçalves de Araújo - Aluno do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM

Origem da deficiência física

A deficiência física apresenta diferentes cusas. A origem Neurológica se refere às deteriorações ou lesões do SNC (Cerebral e Medular) e a origem Ortopédica se refere aos problemas dos músculos, ossos e ou articulações (Muscular e Ósseo - articular).

As lesões do nível medular podem ser a Poliomielite, Espinha Bífida e os Traumatismos Medulares.

As causas podem ser divididas entre Lesões Traumáticas e Não Traumáticas. As Lesões Traumáticas são subdivididas entre as fraturas-luxações (causadas geralmente nos esportes, acidentes de trabalho ou em grande parte por acidentes de trânsito, que no Brasil variam em torno de 45 a 50%) e os ferimentos (armas de fogo e armas brancas). As Lesões Não Traumáticas são degenerativas (enfermidades e síndromes), malformações (mielomeningocele) e outras como a Poliomielite.

Poliomielite (Paralisia Infantil)

A Paralisia Infantil é uma doença provocada por um vírus (poliovirus) que se aloja na medula e destrói as células motoras, causando sequelas como a paralisia das áreas motoras afetadas com a preservação da sensibilidade. A infecção ocorre por via oral, quando da ingestão de água, alimentos ou objetos contaminados com fezes de doentes ou portadores. A transmissão é mais comum nas regiões com baixo controle sanitário, estando associada às condições locais e ao nível sócio-econômico, por exemplo, países do 3º mundo como África e Ásia. Em detrimento a grande proliferação da doença as Organizações Internacionais realizaram um forte trabalho para erradicar o número de casos. 

Síndrome Pós- Pólio

Sua manifestação acontece em indivíduos que apresentaram quadro prévio de poliomielite, em média, após 15 anos ou mais, com um novo quadro. Os sintomas podem variar de fraqueza muscular e progressiva, fadiga, dores musculares, nas articulações e desenvolver ainda dificuldade de deglutição e respiração.

Espinha Bífida

É a má formação congênita da medula, ocorrendo nas primeiras semanas de gravidez quando o tubo neural do embrião, então em formação, não se fecha corretamente, provocando paralisia, que pode variar de uma ligeira seqüela até a perda total da sensibilidade e do controle abaixo da lesão. Os tipos mais comuns são Meningocele, Mielomeningocele e a Oculta.

Meningocele: Protusão da bolsa subcutânea contendo principalmente meninges e líquido e mais raízes nervosas.

Mielomeningocele: A bolsa contém tecido nervoso central, o que representa medula espinhal lesada com raízes nervosas. É a forma mais grave, com cerca de 80% dos casos.

Oculta (Interna): Caracteriza-se pelo não fechamento do arco vertebral, sem que haja outro defeito associado, ou seja, não há envolvimento da medula espinhal, portanto, não há paresias, plegias ou outros déficits neurológicos. Normalmente está localizada no nível de L5-S1. Costuma se manifestar com deterioração neurológica na infância e os déficits neurológicos manifestados podem ser decorrentes de lesões associadas como a hidrocefalia.

Hidrocefalia

Anormalidade de absorção do líquido cefalo raquidiano, causando o aumento do volume. A Hidrocefalia, também conhecida vulgarmente como "água na cabeça", é uma condição na qual há líquido cérebro-espinhal em excesso ao redor do cérebro e da medula espinhal. Podendo ocorrer ataques epiléticos retardo no desenvolvimento físico e mental e ainda com alto índice de mortalidade. 
 

Traumatismos Medulares

Considerando que a coluna é parte integrante do SNC, qualquer lesão ocorrida nela causa danos irreparáveis.

Os níveis da lesão podem variar em: Tetraplegia (lesões cervicais até T1) quando os membros superiores também estão envolvidos e a Paraplegia (Lesões abaixo de T1, a partir de T2 (inclusive na altura de T2)) com paralisia dos membros inferiores e todo ou uma porção do tronco.

Quanto mais alta a lesão maior será o comprometimento. Uma vez lesionada a medula não se regenera. Assim uma pessoa não será capaz de sentir e reagir mais a estímulos. As principais seqüelas das lesões medulares são os espasmos, maior probabilidade de infecções, úlceras de decúbito e aumento do percentual de gordura, entre outras.

Disreflexia Autonômica

Também conhecida como Síndrome de Hiperatividade do Sistema Nervoso Autônomo Simpático e Parassimpático. É associada a um alto índice de morbi-mortalidade, desencadeada por estímulos cutâneos (escaras, dobras nas roupas, excesso de calor ou frio, mudanças de posição, entre outros) ou estímulos viscerais da bexiga. Seus sintomas variam de dores de cabeça, visão ofuscada, sudorese acima do nível da lesão, manchas vermelhas na pele acima do nível da lesão, até pressão arterial elevada e descontrolada sendo, portanto a conseqüência mais perigosa.

Úlceras por pressão

As úlceras por pressão são lesões que ocorrem na pele, devido à pressão prolongada na região em questão contra o colchão, assento da cadeira, travesseiros e etc. As úlceras, apesar de normalmente não serem dolorosas, afetam de forma trágica a qualidade de vida do paciente. O melhor tratamento é a prevenção.

Atividade Física

Para um programa de Atividade Física o professor deve ficar atento a determinadas implicações e avaliar fatores como: flexibilidade, capacidade de sustentação da atividade aeróbica, força e resistência, por exemplo: erguer o corpo ou impulsionar a cadeira de rodas, como também o percentual de gordura. Levando sempre em consideração as dificuldades de adaptação ao equipamento, englobando a propulsão nos treinamentos específicos além de privilegiar o desenvolvimento das variáveis da aptidão física relacionadas à saúde (força, resistência, flexibilidade e postura).

A natação é um exemplo de atividade aquática para lesionados medulares, pois proporciona sensação de independência, liberdade e relaxamento. Os benefícios são de estimulação da circulação sangüínea, condicionamento respiratório, proporcionar experiências de lazer e superação do medo.

Portanto cabe principalmente às academias e aos centros de atividades físicas tornarem acessíveis suas instalações para atenderem seus pacientes de forma mais cômoda possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores