quarta-feira, 27 de maio de 2009

Deficiências físicas

Texto: Amanda Antero de Sá - Aluna do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM

Origem Muscular

Distrofia Muscular : é um grupo de doenças hereditárias onde cada uma tem a sua especificidade. As pessoas não conseguem realizar os movimentos de uma forma regular, e isso é progressista. Essa doença é considerada “nova” e ela pode ou não se manifestar. Essa doença é dividida em três, sendo algumas de características masculinas e outras mistas, são elas: Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), Distrofia Muscular de Becker (DMB), Distrofia Muscular Facio-Escápulo-Umeral (FSH). Neste momento iremos tratar especificamente da DMD.

  • Distrofia Muscular de Duchenne (DMD): é a que atinge mais pessoas e também a mais severa. Nessa doença as células musculares são substituídas por tecido conjuntivo e adiposo, causando assim fraqueza nas articulações, marcha alargada, tendência a quedas, lordose, obesidade e contraturas nas articulações do tornozelo, joelho e quadril. Aparece principalmente dos 2 aos 6 anos, e quando essa doença atinge o sistema respiratório a pessoas pode chegar ao óbito.

      O professor de Educação Física pode tentar retardar alguns sintomas da doença promovendo alongamentos, ajudando a manter a postura, evitando a obesidade e promovendo a força e resistência, prevenindo assim as contraturas, as atrofias musculares e preservando a marcha. Deve se dar muita atenção aos membros inferiores, abdome e quadris, pois estes são responsáveis pela locomoção, e preservar a flexibilidade articular, agora caso a pessoa já esteja dependente da cadeira de rodas deve-se priorizar trabalhos com a respiração. A atividade física mais indicada para se trabalhar com a DMD é atividades aquáticas, lembrando que a capacidade aeróbica da pessoa vai estar debilitada, então o profissional tem que analisar bem as atividades que serão desenvolvidas. 

Esclerose Múltipla: o é uma doença neurológica progressiva desmielinizante, normalmente ocorre entre os 20 e 40 anos, mas podendo ocorrer em outras faixas etárias. Tem maior predominância nas mulheres e em indivíduos brancos. Os principais sintomas são: Fraqueza generalizada, visão dupla,  fala com pronúncia alterada, murmúrios, marcha cambaleante, paralisia parcial ou completa, lembrando que essa doença não tem cura apenas tratamentos que amenizam seus sintomas.

      O portador dessa doença tem uma fraqueza muscular, ficando assim pouco resistente a esforços extenuantes. O profissional de Educação Física contribui trabalhando a capacidade física aeróbica, ajudando o indivíduo a ter maior segurança nas atividades que cobrem um pouco mais de esforços. A melhor forma de se trabalhar é com atividades aquáticas, pois a água cria uma resistência, e quando é trabalhada em água que não esteja muito quente a pessoa vai ter uma maior resistência, não fadigando muito rápido, isso devido à água quente que provocar um relaxamento muscular. 

Origem ósseo-articular

Osteogênese Imperfeita: ocorre uma má formação óssea causado por herança genética, há uma deficiência do colágeno, tornando assim a estrutura óssea quebradiça e com densidade diminuída, então quando ocorre a quebra de algum osso a sua recuperação irá demorar muito mais. As consequências são as seguintes: Fraturas e micro-fraturas; encurvamento dos ossos das pernas, braços e coluna; baixa estatura; escoliose (desvios na coluna); defeitos na formação dos dentes; problemas na audição. Uma forma de detectar essa doença é observar os olhos da pessoa, a parte branca do nosso olho fica azulada, isso devido ao colágeno que surge nessa parte do olho.

O individuo com essa doença deve ter uma alimentação rica em cálcio, fósforo, magnésio e vitaminas. Também devem praticar atividade física para estimular a circulação, fortalecer os ossos e estimular a vitalidade dos músculos e ossos, assim evitando a perda de cálcio. Temos que tomar alguns cuidados ao trabalhar com esse grupo devemos proteger o ambiente, e promover mais atividades individuais pelo fato de terem fraturas muito fácil. Outro cuidado que temos que ter é quanto a intensidade, normalmente a pessoa sabe seus limites e temos que montar atividades respeitando estes e sempre ficarmos atentos ao corpo da pessoa para ver se não ocorreu nenhuma fratura, pois as vezes pode ocorrer e não percebermos, os sinais dessas fraturas são: Inchaço, vermelhidão, calor e dor local. 

Nanismo: a pessoa tem baixa estatura em relação a idade cronológica, o adulto chegando no máximo de 132 cm. Existem diferentes tipos de displasia esquelética, a mais comum é a Acondroplasia.

  • Acondroplasia: o individuo tem a cabeça do tamanho normal, alterando o tamanho dos membros em relação ao tronco, isso devido a distúrbios genéticos e deficiência do hormônio de crescimento e da tireóide. O Nanismo Acondroplásico não tem tratamento, porém a pessoa pode recorrer a alguns remédios para tentar amenizar os sintomas. Essa doença causa algumas consequências como: possíveis lesões de menisco, tendência ao joelho varo; sobrecarga na coluna cervical e lombar poderá aumentar a lordose; desequilíbrio-desproporção; possibilidade de malformação cardíaca e aumento do peso.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Deficiências físicas

Texto: Juliana Gonçalves de Araújo - Aluno do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM

Origem da deficiência física

A deficiência física apresenta diferentes cusas. A origem Neurológica se refere às deteriorações ou lesões do SNC (Cerebral e Medular) e a origem Ortopédica se refere aos problemas dos músculos, ossos e ou articulações (Muscular e Ósseo - articular).

As lesões do nível medular podem ser a Poliomielite, Espinha Bífida e os Traumatismos Medulares.

As causas podem ser divididas entre Lesões Traumáticas e Não Traumáticas. As Lesões Traumáticas são subdivididas entre as fraturas-luxações (causadas geralmente nos esportes, acidentes de trabalho ou em grande parte por acidentes de trânsito, que no Brasil variam em torno de 45 a 50%) e os ferimentos (armas de fogo e armas brancas). As Lesões Não Traumáticas são degenerativas (enfermidades e síndromes), malformações (mielomeningocele) e outras como a Poliomielite.

Poliomielite (Paralisia Infantil)

A Paralisia Infantil é uma doença provocada por um vírus (poliovirus) que se aloja na medula e destrói as células motoras, causando sequelas como a paralisia das áreas motoras afetadas com a preservação da sensibilidade. A infecção ocorre por via oral, quando da ingestão de água, alimentos ou objetos contaminados com fezes de doentes ou portadores. A transmissão é mais comum nas regiões com baixo controle sanitário, estando associada às condições locais e ao nível sócio-econômico, por exemplo, países do 3º mundo como África e Ásia. Em detrimento a grande proliferação da doença as Organizações Internacionais realizaram um forte trabalho para erradicar o número de casos. 

Síndrome Pós- Pólio

Sua manifestação acontece em indivíduos que apresentaram quadro prévio de poliomielite, em média, após 15 anos ou mais, com um novo quadro. Os sintomas podem variar de fraqueza muscular e progressiva, fadiga, dores musculares, nas articulações e desenvolver ainda dificuldade de deglutição e respiração.

Espinha Bífida

É a má formação congênita da medula, ocorrendo nas primeiras semanas de gravidez quando o tubo neural do embrião, então em formação, não se fecha corretamente, provocando paralisia, que pode variar de uma ligeira seqüela até a perda total da sensibilidade e do controle abaixo da lesão. Os tipos mais comuns são Meningocele, Mielomeningocele e a Oculta.

Meningocele: Protusão da bolsa subcutânea contendo principalmente meninges e líquido e mais raízes nervosas.

Mielomeningocele: A bolsa contém tecido nervoso central, o que representa medula espinhal lesada com raízes nervosas. É a forma mais grave, com cerca de 80% dos casos.

Oculta (Interna): Caracteriza-se pelo não fechamento do arco vertebral, sem que haja outro defeito associado, ou seja, não há envolvimento da medula espinhal, portanto, não há paresias, plegias ou outros déficits neurológicos. Normalmente está localizada no nível de L5-S1. Costuma se manifestar com deterioração neurológica na infância e os déficits neurológicos manifestados podem ser decorrentes de lesões associadas como a hidrocefalia.

Hidrocefalia

Anormalidade de absorção do líquido cefalo raquidiano, causando o aumento do volume. A Hidrocefalia, também conhecida vulgarmente como "água na cabeça", é uma condição na qual há líquido cérebro-espinhal em excesso ao redor do cérebro e da medula espinhal. Podendo ocorrer ataques epiléticos retardo no desenvolvimento físico e mental e ainda com alto índice de mortalidade. 
 

Traumatismos Medulares

Considerando que a coluna é parte integrante do SNC, qualquer lesão ocorrida nela causa danos irreparáveis.

Os níveis da lesão podem variar em: Tetraplegia (lesões cervicais até T1) quando os membros superiores também estão envolvidos e a Paraplegia (Lesões abaixo de T1, a partir de T2 (inclusive na altura de T2)) com paralisia dos membros inferiores e todo ou uma porção do tronco.

Quanto mais alta a lesão maior será o comprometimento. Uma vez lesionada a medula não se regenera. Assim uma pessoa não será capaz de sentir e reagir mais a estímulos. As principais seqüelas das lesões medulares são os espasmos, maior probabilidade de infecções, úlceras de decúbito e aumento do percentual de gordura, entre outras.

Disreflexia Autonômica

Também conhecida como Síndrome de Hiperatividade do Sistema Nervoso Autônomo Simpático e Parassimpático. É associada a um alto índice de morbi-mortalidade, desencadeada por estímulos cutâneos (escaras, dobras nas roupas, excesso de calor ou frio, mudanças de posição, entre outros) ou estímulos viscerais da bexiga. Seus sintomas variam de dores de cabeça, visão ofuscada, sudorese acima do nível da lesão, manchas vermelhas na pele acima do nível da lesão, até pressão arterial elevada e descontrolada sendo, portanto a conseqüência mais perigosa.

Úlceras por pressão

As úlceras por pressão são lesões que ocorrem na pele, devido à pressão prolongada na região em questão contra o colchão, assento da cadeira, travesseiros e etc. As úlceras, apesar de normalmente não serem dolorosas, afetam de forma trágica a qualidade de vida do paciente. O melhor tratamento é a prevenção.

Atividade Física

Para um programa de Atividade Física o professor deve ficar atento a determinadas implicações e avaliar fatores como: flexibilidade, capacidade de sustentação da atividade aeróbica, força e resistência, por exemplo: erguer o corpo ou impulsionar a cadeira de rodas, como também o percentual de gordura. Levando sempre em consideração as dificuldades de adaptação ao equipamento, englobando a propulsão nos treinamentos específicos além de privilegiar o desenvolvimento das variáveis da aptidão física relacionadas à saúde (força, resistência, flexibilidade e postura).

A natação é um exemplo de atividade aquática para lesionados medulares, pois proporciona sensação de independência, liberdade e relaxamento. Os benefícios são de estimulação da circulação sangüínea, condicionamento respiratório, proporcionar experiências de lazer e superação do medo.

Portanto cabe principalmente às academias e aos centros de atividades físicas tornarem acessíveis suas instalações para atenderem seus pacientes de forma mais cômoda possível.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Meu Pé Esquerdo – Uma história real

Texto: Rubiana Dângela Silveira- Aluno do 6º período do Curso de Educação Física da UFVJM

A história de Christy Brown é um triunfo sobre a adversidade. "Meu Pé Esquerdo" é a extraordinária história verdadeira de um homem com grande amor e paixão pela vida. Quando ainda era um bebê, descobriu-se que ele sofria de paralisia cerebral e os médicos comunicaram a sua mãe que, se sobrevivesse, Christy seria pouco mais do que um vegetal. "Meu Pé Esquerdo" segue todo o progresso de Christy Brown desde o seu nascimento em 1932 até o dia, em 1959, que conheceu Mary Carr, que mais tarde se tornou sua esposa. Essa história é uma adaptação da autobiografia do escritor irlandês Christy Brown, que sofria de paralisia. Apesar de nascer com o problema e ser considerado retardado, sua mãe (Brenda Fricker) nunca desistiu de estimulá-lo.

 

O Filme

Christy Brown o filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Esse nascimento seria apenas um acontecimento corriqueiro numa sociedade machista e conservadora.

Esses problemas levaram Christy a ser encarado por seu pai, durante um bom tempo como um estorvo, uma dificuldade a mais em suas já sofridas existências. Seu pai achava que o problema não era apenas físico, mas também mental o que dificultava ainda mais as coisas para o pequeno Christy.

Para compensar a descrença do pai, o amor e a esperança da mãe e dos irmãos sempre estimulou e motivou o jovem a superar qualquer adversidade e se propor a vôos cada vez mais altos.

Com apenas o movimento do pé esquerdo, Christy consegue, no decorrer de sua vida, se tornar escritor e pintor. A arte foi para ele, a forma mais coerente de se expressar, de transmitir seus sentimentos e de provar sua autonomia para todos que o viam como um “pobre vegetal”, pois foi através da literatura e da pintura, que ele se revelou e conseguiu atingir o interior das pessoas, conseguiu também, transpor preconceitos, propalar seu drama e além de conquistar o respeito da comunidade encontrou um meio para sobreviver financeiramente. Mais importante ainda, é que foi através dessa que ele despertou o interesse e o amor de sua então companheira, complementando assim o seu ideal, sua maior vitória.

Essa história traduz a essência daquilo que chamamos de superação. A luta de Christy pela vida e contra o preconceito denota esse conceito em toda sua amplitude. Com muito esforço e persistência, unindo a vontade de viver com necessidade de se expressar, ele consegue atingir seu principal objetivo, ser visto e tratado com igualdade.

 

Comentário

 Superar adversidades como lesões que os acompanham desde o nascimento ou que surgiram em decorrência de acidentes exige muita persistência, força de vontade, capacidade de suportar privações e de ultrapassar os limites que lhes foram impostos até mesmo pelas comunidades em que vivem. O preconceito e o desrespeito também são parte integrante da realidade dessas pessoas. A desconfiança em relação a seus potenciais e mesmo a ponderação maldosa de muitas pessoas que os vêem como fardos a serem carregados pelas próprias famílias são outros desafios enfrentados pelos portadores de deficiências. São também provas de que o caminho é muito mais longo e árduo do que se poderia pensar a princípio, mas que não é intransponível. Assim este filme serve de referência para estimular o auxílio e integração dos deficientes ao pleno convívio social, promovendo à plena inserção dos deficientes a sociedade.

A vida é cheia de altos e baixos e por muitas vezes sentimos que não somos capazes de superar determinados obstáculos, realizar determinadas tarefas, então que essa história nos sirva de inspiração, que abra nossas mentes antes de julgarmos alguém e/ou alguma coisa, até nós mesmos e nos leve ao mais alto gral de motivação. Afinal a realização financeira e profissional que tanto buscamos depende muito da nossa base conceitual, pois sábio é saber tomar proveito da experiência alheia implementando seus conceitos. 

Seguidores